Contatos
Coimbra - Portugal

Telefones:
96975 5555
e 9687 69405


e-mail: caopeao@caopeao.com

     
   

 

A importância do exercicio e "lazer" do seu Cão.

Ter um Cão é algo de muito recompensador.
As razões que levam alguém a ter um ou mais cães são várias. Pode ser apenas uma ( achar engraçado p.ex.) ou apenas por altruismo.
Pode ser por uma dessas, pelas duas e ainda por muitas outras razões, em conjunto, ou individualmente.
No entanto e para ir directo ao assunto, uma coisa é certa: adoptar um cão, seja ainda nos primeiros meses de sua vida, seja já adulto, é uma decisão de muita responsabilidade.

Primeira pergunta que nos devemos fazer é: "porque quero um Cão?"

Depois de nos respondermos a nós mesmos, deveremos ver se as nossas possibilidades, se as nossas vidas, são compativeis com a nossa vontade.
Certamente as nossas vidas não serão as mesmas, depois da adopção!

Para irmos por atalho,, adiantamos que ter um ou mais Cães , Vivendo num apartamento de 50 m 2 não é, de todo, o mesmo que viver numa casa, com quintal, ou jardim, ou numa quinta com muito terreno e variado.

Deveremos assim, fazer a nossa escolha, atentando às caracteristicas das raças e também, principalmente no caso de adopção de Adultos, do seu carácter e temperamento.

Estarmos seguros de que, salvo excepções naturais, que podem ocorrer sem nossa intervenção/participação, o nosso cão escolhido, seja compativel com o nosso modo de vida.
Isto, entre outras coisas, implica dispormos de TEMPO, ou dispormos de acesso a alguém, de confiança, que lhes proporcione esse TEMPO, destinado ao seu exercicio físico e brincadeiras.

Naturalmente que, p.ex., quem viva numa Quinta, ou numa casa com um quintal grande, estará muito mais tranquilo relativamente ao cumprimento dessas exigências, do que quem vive em apartamento.

Há quem , por desconhecimento, pense que se adquirir ou adoptar um Cão de raça pequena, ou "anã" ( ex: Chihuaua) vivendo em apartamento, não terá de passear com ele 03 vezes por dia na Rua, ficando assim sem essa "obrigação".
Tal pensamento é um engano puro e tem consequências muito desanimadoras para o dono e principalmente para o Amigo.

Saber reconhecer quais os principais instintos do seu Cão e as suas necessidades de exercicio fisico e brincadeira é algo essencial para a felicidade do Amigo e do dono.

Nunca é demais alertar que um Cão não é um bichinho de pelúcia ( peluche) engraçado e bonitinho e ponto final.
Alguns inclusivamente são lindissimos quando "bébés" mas , com o crescimento, ficam assim parecidos comigo, feios e resingões.

Adoram brincar e divertem-se sózinhos ( como qualquer criança) , mas mais tarde vão necessitar de muita atenção, principalmente se vierem a apresentar problemas de saúde.
Aqui está mais um exemplo daquilo que deveremos conhecer nas raças, pois um cachorro propenso a apresentar problemas de saúde com maior facilidade, é também um "peso" no orçamento.
Já está tão dificil o acesso à saúde para os humanos e os custos da medicina veterinária e medicamentos também estão tão altos, que este é sem dúvida um ponto para o qual deveremos prestar muita atenção.

Recomendados sempre e por princípio a "adopção" de Cães. ( aquisição em feiras de doação ou através das felizmente muitas organizações existentes) sem, no entanto, apontarmos algum inconveniente à sua "aquisição" desde que seja verificada sempre a proveniência do Cão e confirmado que a mesma seja digna e profissional.

Ter um Cão é algo de MARAVILHOSO, mas com responsabilidade directamente proporcional.

hog's
Caopeao.com team.

 

 

Passeador de cães ( dogwalker)

Existem muitas vantagens em ter um dog walker para o seu cachorro. Conheça esse serviço que está cada vez mais comum no Brasil e que já é tradição nos Estados Unidos há muitos anos.
 
Os DogWalkers (passeadores de cães) surgiram para satisfazer as necessidades básicas do cão que seus donos não conseguem atender, em função da correria dos dias de hoje.

Link para o artigo :

 

 

 

A visão nos Cães :

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, os cães não vêem com menos qualidade que os humanos. Quanto mais estudamos sobre a visão, mais descobrimos que é quase impossível determinar quem vê melhor, o homem ou o cão.

Opinião : Alexandre Rossi (Zootecnista) e Bruno Tauz ( Cinófilo)

Link para o artigo :

 

 

Estudo afirma que primeiros cães foram domesticados na Europa

Análises genéticas mostram que todas as espécies de cachorros ao redor do mundo surgiram a partir da domesticação de lobos europeus.

Veja aqui o artigo:

 

 

A BBC criou uma calculadora que vai ajudar os donos de cães a descobrir uma idade mais aproximada de seu animal de estimação.
Além disso, o dono também poderá calcular sua idade se fosse um cão.
Para ver melhor o conteúdo da calculadora, é preciso ter instalada a versão mais recente de seu browser.

Veja o artigo e faça seu teste :

 

Duncan é um cão da raça boxer de apenas oito semanas. Ele vive em um abrigo para cachorros abandonados em Seatlle. Até aí, a história do animal não é tão diferente dos milhares de bichinhos abandonados nos Estados Unidos. 

Mas o cachorro ganhou destaque e virou exemplo de superação após funcionários do "Panda Paws Rescue", onde mora o filhote, postarem na web imagens da alegria e das brincadeiras do animal que possui apenas duas patas. 

Duncan teve as patas traseiras deformadas no momento de seu nascimento e precisou passar por uma cirurgia corretiva. A única solução encontrada por veterinários foi amputar os membros e adaptar o cachorro a uma cadeira de rodas. 

Mas o filhote surpreendeu a todos e, apenas um mês após sua cirurgia, ele já é capaz de correr e realizar qualquer atividade como um cachorro comum - e sem a cadeira de rodas. 

Veja o artigo:

 

 

 

 

FAZER DOWNLOAD DOS FORMULARIOS EM WORD ou PDF